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terça-feira, 10 de agosto de 2010

Titulo

Não gosta de assuntos monótonos, fale sobre propaganda, suas multifacetas renderá um bom papo.


Uma das multifacetas usada na linguagem publicitária são as figuras de linguagens, que geram uma maneira diferente e inteligente de fazer propaganda, é a subjetividade no ápice da objetividade.

É nessa “brincadeira” de dizer o não dito que surgem as mais criativas propagandas que caem no gosto do povo, certas vezes se tornando sinônimo de alguma coisa, tal como a inesquecível propaganda da Brastemp, “não é assim uma Brastemp” se tornou um bordão e até hoje a frase é designada a fazer referencia a “excelente”. Tente imaginar essa propaganda feita do jeito tradicional, ficaria mais ou menos assim: “não é assim tão boa”, qual o jeito mais persuasivo de dizer ao consumidor que a marca dele é boa, a tradicional ou a metafórica; na propaganda não basta dizer, o como dizer é que faz a diferença.

A melhor forma de se medir a persuasão de uma propaganda é observar a repercussão gerada por ela, propaganda boa é propaganda comentada. Sendo assim com base na propaganda da Brastemp podemos considerar as figuras de linguagem uma forte aliada dos criativos publicitários.

Um dos fatores indicadores do retorno gerado a propaganda feita com subsídios de figuras de linguagem pode ser destinado à interatividade gerada por ela, o publico alvo não tão simplesmente recebe a mensagem, mais cabe a ele entender a subjetividade contida no anuncio. No dia seguinte todos querem ser o primeiro a fazer o trocadilho (figuras de linguagem) visto na nova propaganda, fazendo a comunicação boca-a boca e mais uma vez o produto/serviço esta na boca do povo.

Falando nisso, em relação ao “titulo” mencionado no topo da pagina, afinal de contas, é titulo de eleitor, titulo conquistado em alguma competição, não, é o titulo do artigo, esta foi mais uma forma criativa que encontrei para mostrar o poder das figuras de linguagem. Fim de papo.

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