Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Origem- Analise do filme Guerra do Fogo

O filme representa as origens do homem, origens essa que evoluiu paulatinamente chegando ao presente estagio da evolução humana. Ajuda-nos entender o porquê de “certas coisas”, quer entender alguma coisa, vá à raiz, origem, como queira para descobrir tais conseqüências.

Desde o inicio o homem ocupou espaço de destaque, diferindo-se dos animais. Porem as diferenças não param, o curioso é quando o homem se difere de si próprio, exatamente, quando descobre que existem grupos, e estes grupos possuem características variadas, características essas que podemos entender hoje como cultura.

É sob essa diferenciação de grupos baseado numa descoberta magnífica (o fogo) que o filme se desenvolve, nos dando uma lição de vida.

Desde que o homem é homem ele é movido a novas descobertas, tudo para que viva melhor, algumas descobertas acontecem por acaso, outras através de um raciocínio incumbido a ele.

O mais fascinante dessa história é ver que o homem da antiguidade e o homem dos dias atuais seguem o “mesmo” parâmetro, claro que cada qual em seu contexto e prioridades. No filme um grupo vai atrás do fogo e novas técnicas que são de manuseio de grupos mais evoluídos, atualmente as pessoas estão sempre atrás de especializações (faculdades, cursos, intercâmbios, estágios etc) que lhe proporcionarão novos saberes e conseqüente uma vida melhor, e onde buscam, em grupos mais evoluídos, grupos estes que contextualizados aos dias de hoje pode-se citar como exemplo os Estados Unidos, quantas pessoas sonham em estudar na “America”.

Importante observar a sociedade moderna e ver que o homem é um ser que produtivo, e toda produção por ele concebida gera traços e características culturais que constantemente se transformam e são mescladas. Como exemplo pode- se citar o Brasil e suas variedades de culturas geradas por pessoas de diferentes nações que aqui habitam. A tecnologia é fomentada dia-a-dia, fazendo com que o homem nunca se sinta satisfeito, sempre almejando maiores “facilidades”, assim como o homem primitivo.

O que vale ressaltar é a dinamicidade do saber humano através de sua origem e entender que este circula virtuoso do saber tende a não parar, a realidade humana não é fixa, a tendência é que a novidade de hoje seja diminuída pela novidade do amanha e assim sucessivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário